Pular para o conteúdo principal
Gorillaz
Gorillaz
Gorillaz
Gorillaz
Gorillaz
Gorillaz

Gorillaz surgiu como a primeira "banda virtual", misturando elementos do hip hop, dub, britpop e eletrônica. Criada em 1998 por Damon Albarn (líder do Blur) e Jamie Hewlett (mais conhecido como co-criador da história em quadrinhos Tank Girl), a banda foi composta pelos integrantes animados Stuart "2D" Pot (vocais, teclados), Murdoc Niccals (baixo, bateria eletrônica), Noodle (guitarra, teclados) e Russel Hobbs (bateria).

Tendo apenas Damon Albarn como músico permanente, a música do Gorillaz recebeu a colaboração de diversos artistas. No primeiro álbum (Gorillaz, 2001), a banda contou com Miho Hatori (Cibo Matto), Tina Weymouth (Talking Heads, Tom Tom Club), Chris Frantz (Talking Heads) e Dan "The Automator" Nakamura (produtor de hip-hop), além do próprio Damon Albarn. Antes desse álbum de estreia, que teve o single "Clint Eastwood" como destaque, o grupo lançou o EP Tomorrow Comes Toda', no ano 2000.

Com a colaboração de Danger Mouse (Gnarls Barkley) na produção, o segundo álbum do Gorillaz, Demon Days (2005), recebeu contribuições de Debbie Harry, De La Soul, Neneh Cherry, Ike Turner, Shaun Ryder, Dennis Hopper, entre outros artistas. "Feel Good Inc.", "Dare", "Dirty Harry" e "Kids with Guns" são as principais faixas deste trabalho.

Damon Albarn retornou com um novo álbum de estúdio do Gorillaz somente em 2010, quando lançou Plastic Beach. Durante a turnê desse disco, que contou com os músicos Paul Simonon e Mick Jones (ambos ex-The Clash), Albarn gravou um novo álbum do Gorillaz utilizando o seu iPad, o tablet da Apple. Intitulado The Fall, o álbum foi lançado digitalmente na natal de 2010 somente para os membros do fã clube da banda e oficialmente (e fisicamente) em abril de 2011.

Em 2017, a banda lançou Humanz, álbum que conta com diversas colaborações, como Vince Staples, Grace Jones, De La Soul, Pusha T e Jehnny Beth (Savages). No ano seguinte saiu The Now Now, seu sexto álbum.

Gorillaz lançou em 2020 Song Machine, Season One: Strange Timez, uma coleção de canções de uma série de videoclipes lançados na web como episódios, sendo que cada apresenta um artista diferente como convidado. Robert Smith (the Cure), Schoolboy Q, St. Vincent, Elton John e Beck foram alguns dos colaboradores desse projeto. Em 2023, o grupo retorno com Cracker Island.

Músicas em Destaque
​Músicas em Playlists

Álbuns em Destaque

The Now Now
2018
Álbum
Cracker Island
2017
Humanz
2017
Álbum
Plastic Beach
2010
Álbum
The Fall
2010
Álbum
Demon Days
2005
Álbum
Gorillaz
2001
Álbum