Pular para o conteúdo principal

Apesar de ser um dos ícones do britpop, movimento que efervesceu a cena musical independente britânica nos anos 1990, o Pulp teve a sua origem em 1978 na cidade de Sheffield, Inglaterra. O jovem Jarvis Cocker, na época com quinze anos, formou a banda com colegas de escola. Inicialmente chamada de Arabicus Pulp, a banda passou a década de 1980 vivendo na obscuridade, mesmo lançando diversos singles e alguns álbuns. 

Sempre liderado pelo vocalista Cocker, o Pulp teve sempre uma constante mudança de formação e de estilos também, flertando com gêneros como new wave, glam, acid house, europop e indie rock britânico.

Em 1983, o grupo lançou o primeiro álbum, It, originalmente numa tiragem de 2000 cópias pelo selo Red Rhino Records. It tem o folk como base, com canções pop românticas, sob influência de Leonard Cohen. Seu próximo álbum, Freaks, chegou em 1987.

Com influências do acid house, Separations, o terceiro álbum da banda, foi gravado em 1989, porém, seu lançamento aconteceu somente em 1992 pela Fire Records. A faixa "My Legendary Girlfriend" saiu em 1991 como primeiro single desse disco, e foi nomeada como "single da semana" pelo NME, começando aí o decolagem da carreira do Pulp.

A repentina popularidade do grupo no anos 1990, figurando no britpop ao lado de bandas como Suede, Oasis e Blur,  fez com que a sua formação se estabilizar com um núcleo de membros que ficaram mais conhecidos — Jarvis Cocker (vocais, guitarra), Russell Senior (guitarra), Candida Doyle (teclados), Steve Mackey (baixo) e Nick Banks (bateria).

His 'n' Hers, o quarto álbum do grupo, lançado em 1994 pela Island, alcançou a nona posição nas paradas britânicas e foi nomeado ao Mercury Music Prize. Porém foi com o disco seguinte, Different Class (1995), que o Pulp atingiu seu auge na cena musical inglesa, mais precisamente com os singles "Common People" e "Disco 2000". Durante as gravações de Different Class, o grupo adicionou um novo integrante, o guitarrista Mark Webber, o presidente do fã club do grupo.

Different Class' ganhou o Mercury Music Prize de 1996. Seu sucessor, This Is Hardcore (1998) não obteve a mesma aceitação, mas também foi nomeado ao Mercury Prize. A banda retornou com um novo álbum de estúdio em 2001, quando lançou We Love Life. Em 2006, Jarvis Cocker lançou o seu primeiro álbum solo, Jarvis.

Em 2011, a banda retornou para algumas apresentações em festivais, mantendo, no decorrer do tempo, reuniões esporádicas. Em 2023, Steve Mackey faleceu aos 56 anos. Em 2025, vinte e quatro anos depois de We Love Life, Pulp lançou More pela Rough Trade.

Álbuns em Destaque

More
2025 / Álbum
We Love Life
2001 / Álbum
This Is Hardcore
1998 / Álbum
Different Class
1995 / Álbum
His 'n' Hers
1994 / Álbum
Separations
1992 / Álbum
Babies
1992 / Single
Freaks
1987 / Álbum
It
1983 / Álbum

Postagens Relacionadas

Novo documentário do Pulp
Notícia
Novo documentário do Pulp
Pulp remixado por Soulwax; ouça "After You"
Notícia
Pulp remixado por Soulwax; ouça "After You"
Pulp anuncia seu primeiro single em 11 anos
Notícia
Pulp anuncia seu primeiro single em 11 anos