Pular para o conteúdo principal

Com sua música anexada a gêneros como noise rock e post-hardcore, McLusky ganhou grande notoriedade na história do indie rock com seu segundo álbum, McLusky Do Dallas, lançado em 2002. A banda foi constantemente comparada com grupos como Pixies e The Jesus Lizard.

Formado em 1999 no País de Gales por Andrew Falkous (vocais, guitarra), Jonathan Chapple (baixo) e Matthew Harding (bateria), o grupo lançou seu primeiro álbum, My Pain and Sadness Is More Sad and Painful Than Yours, em 2000 pelo selo Fuzzbox.

Na sequência, eles assinaram com o selo Too Pure e se juntaram ao Steve Albini para produzir seu segundo álbum. Lançado em abril no Reino Unido e setembro de 2002 nos Estados Unidos, McLusky Do Dallas foi aclamado pela crítica. Posteriormente, o álbum apareceu em diversas listas de melhores daquela década de publicações, como Pitchfork Media.

Em 2003, Harding saiu da banda, sendo substituído por Jack Egglestone. No ano seguinte saiu o terceiro álbum, The Difference Between Me and You Is That I'm Not on Fire. A banda se desfez em 2005.

Uma compilação intitulada Mcluskyism, reunindo singles, b-sides e raridades e faixas ao vivo, foi lançada em 2006.

McLusky retornou em 2020 para uma turnê, celebrando 20º aniversário de McLusky Do Dallas. A reunião da banda gerou novas músicas, que foram lançadas em The World Is Still Here and So Are We, quarto álbum, lançado em 2025.