Pular para o conteúdo principal
Redd Kross
Redd Kross
Redd Kross
Redd Kross
Redd Kross
Redd Kross
Redd Kross
Redd Kross
Redd Kross
Redd Kross

Apesar de ter ficado mais conhecido no início dos anos 1990, durante o boom do grunge - mais precisamente com o álbum 'Phaseshifter' (1993), o Redd Kross teve a sua origem em 1978, quando os irmãos Steve (baixo) e Jeff McDonald (voz), na época com 11 e 15 anos de idade, respectivamente, formaram uma banda chamada The Tourists, ao lado dos colegas de escola Greg Hetson (guitarra) e Ron Rayes (baterista) na cidade Hawthorne, Califórnia.  The Tourists fez o seu primeiro show abrindo para o Black Flag.



Em 1980, a banda mudou o nome para Red Cross e lançou o seu primeiro EP. Porém, Hetson e Reyes se desligaram do grupo, indo, respectivamente, para o Circle Jerks e o Black Flag. Steve e Jeff continuaram com a banda e com o apoio de outros músicos da cena underground gravaram o primeiro álbum, 'Born Innocent', lançado em 1981. Após esse lançamento, sob ameaça de um processo judicial pela própria Cruz Vermelha (International Red Cross), os irmãos alteraram o nome para Redd Kross. Em 1984, o grupo lançou 'Teen Babes from Monsanto', uma coletânea de covers de artistas como Kiss, David Bowie, Stooges,  Rolling Stones e The Shangri-Las.



Com a adição do guitarrista Robert Hecker e o baterista Roy McDonald, o Redd Kross lançou em 1987 o álbum 'Neurotica', pelo selo Big Time Records. Apesar de o álbum ter uma boa recepção do público, a gravadora Big Time Records faliu e a banda ficou impedida de gravar material novo usando o nome Redd Kross durante três anos, devido a um processo legal.



Nesse período sem poderem usar o nome Redd Kross, Steve e Jeff criaram um projeto chamado The Tater Totz, que lançou em 1989 um disco intitulado 'Alien Sleestaks From Brazil', uma coleção de covers satíricas e surreais de músicas como "Give Peace a Chance" (John Lennon), "We Will Rock You" (Queen), entre outras. Ainda em 1989, o The Tater Totz lançou outro trabalho, chamado 'Sgt. Shonen's Exploding Plastic Eastman Band Mono! Stereo', no qual contava com as colaborações de Cherie Currie (ex-Runaway) e Pat Smear, que mais tarde ficou mais conhecido como guitarrista do Foo Fighters, tendo tocado também com o Nirvana.



Em 1990, o Redd Kross assinou com a Atlantic Records, tendo nessa época Jeff McDonald (vocais – guitarra), Steven McDonald (baixo – vocais), Robert Hecker (guitarra – vocais) e Victor Indrizzo (bateria – vocais) na sua formação. Naquele mesmo ano saiu o álbum 'Third Eye', que teve como destaque os singles "Annie's Gone" e "1976".



No disco 'Phaseshifter' (de 1993), os irmãos McDonald contaram com Eddie Kurdziel (guitarra), Gere Fennelly (teclados) e Brian Reitzell (bateria). O single "Jimmy's Fantasy" foi o principal destaque de 'Phaseshifter'.



O Redd Kross retornou com um novo álbum em 1997, quando lançou 'Show World'. Em 1999, o guitarrista Eddie Kurdziel morreu de overdose de drogas, aos 38 anos de idade. A banda entrou numa longa pausa até em 2006, quando os irmãos McDonald, o guitarrista Robert Hecker e o baterista Roy McDonald voltaram a fazer apresentações. Um show realizado na cidade de Madrid em janeiro de 2007 foi lançado no DVD 'Got Live If You Must!'.



Em 2012, quinze anos após 'Show World' a banda lançou um novo álbum de estúdio, 'Researching The Blues'. Seu sucessor, 'Beyond the Door' , saiu em 2019.

  • Origem:
Músicas em Destaque