Stereophonics

Stereophonics

Biografia

O Stereophonics foi formado em 1992 em Cwmaman, País de Gales, por Kelly Jones (vocal/guitarra/piano), Richard Jones (baixo) e Stuart Cable (bateria). No inicio, a banda se apresentava em clubes fazendo covers.

O grupo foi uns dos primeiros artistas da V2 Records. Em 1996, ele assinou com o selo e 1997 foi lançado o primeiro álbum, 'Word Gets Around'. No ano seguinte, a banda ganhou o BRIT Award, de melhor grupo novo. No começo da carreira, o Stereophonics foi bastante comparado ao conterrâneo Manic Street Preachers.

'Performance and Cocktails', o segundo álbum foi lançado em 1999. Dois anos depois veio 'Just Enough Education to Perform', que era para ter o título abreviado para J.E.E.P., mas a Daimler-Chrysler se opôs aos planos da banda.

Em 2003, saiu 'You Gotta Go There to Come Back'. Após esse lançamento, Stuart Cable saiu do grupo, sendo substituído pelo argentino Javier Weyler, que já participou de 'Language. Sex. Violence. Other?', o quinto álbum de estúdio do grupo.

O primeiro álbum ao vivo do Stereophonics, 'Live from Dakota', saiu em 2006. E em 2007 foi lançado um novo álbum de estúdio, 'Pull the Pin'. Nesse ano, o guitarrista Adam Zindani passou a tocar com a banda.

O álbum 'Keep Calm and Carry On' saiu em 2009. No ano seguinte, no mês de junho, ex-baterista Stuart Cable, 40, foi encontrado morto em sua casa, no País de Gales.

A banda retornou com um novo álbum, 'Graffiti on the Train', em 2013. 'Keep the Village Alive', o nono disco, saiu em 2015.

Artistas Relacionados

Posts Relacionados