Pular para o conteúdo principal
The Folk Implosion
The Folk Implosion

The Folk Implosion foi criada no início dos anos 1990 como um projeto paralelo do líder do Sebadoh Lou Barlow em parceria com o compositor e bibliotecário John Davis. Sua música tem como estilos de referência o lo-fi, indie eletrônico e trip hop.

As primeiras gravações da banda saíram em 1993 em fita cassete sob o título Walk Through This World with the Folk Implosion pelo selo Communion. No ano seguinte foi lançado o primeiro álbum, Take a Look Inside.

The Folk Implosion deixou de ser uma típica banda indie obscura em 1995, quando saiu o filme "Kids" do diretor Larry Clark. A banda colaborou com diversas canções para a trilha sonora do longa-metragem. A faixa “Natural One” entrou nas paradas da Billboard, se tornando o maior hit da banda.

Após o fenômeno “Natural One”, a banda lançou o álbum Dare to Be Surprised (1997) e One Part Lullaby (1999), mas sem alcançar êxito comercial. Em 2000, Davis deixou a banda e Barlow continuou com o projeto, que lançou o álbum The New Folk Implosion em 2003.

Barlow e Davis retornaram em 2021 com The Folk Implosion para uma apresentação acústica e começaram a trabalhar em material novo, que gerou o EP Feel It If You Feel It (2022). Em 2023, a banda lançou Music for KIDS, uma compilação das faixas lançadas na trilha sonora do filme Kids e outras que não foram lançadas oficialmente.

Músicas em Destaque

Álbuns em Destaque

One Part Lullaby
1999
Dare to Be Surprised
1997
Natural One
1995
Single
Take a Look Inside
1994