Pular para o conteúdo principal
Young Marble Giants

Young Marble Giants emergiu no cenário pós-punk britânico do fim da década de 1970. Formada em 1978 nos País de Gales pelos irmãos e Stuart e Philip Moxham e a vocalista Alison Statton, a banda adotou o “Do It Yourself” (faça você mesmo) do movimento musical da época, mas sem a agressividade típica do punk rock. Sua música se caracterizou pelos vocais delicados de Statton e elementos instrumentais minimalistas. As canções simples e cativantes são sustentados por linhas de baixos marcantes, bateria eletrônica, guitarras esparsas e sons de órgão. O trio foi contratado pelo a Rough Trade em 1979 depois de aparecer em uma compilação de bandas de Cardiff, intitulada Is The War Over?.

Na sua curta vida, Young Marble Giants lançou seu único álbum — Colossal Youth — em 1980. Naquele mesmo ano chegou o EP Final Day. Em 1981, a banda lançou o EP Testcard E.P.. Apesar de excursionar pela Europa, Estados Unidos e Canadá, o fim da banda aconteceu ainda em 1981, motivado principalmente por conflitos internos.

Cultuado, o trio sobreviveu na história da música independente recebendo homenagens de nomes que vieram depois. Galaxie 500 e Belle and Sebastian regravaram "Final Day" . Hole fez uma cover de "Credit in the Straight World", incluída no seu segundo álbum, Live Through This (1994). The Magnetic Fields fez uma versão de "The Man Amplifier". Kurt Cobain citou Young Marble Giants como uma de suas favoritas.

Stuart Moxham coproduziu o álbum You Turn Me On (1992) da banda americana Beat Happening. Young Marble Giants fez alguns retornos esporádicos no início do século XXI para algumas apresentações, incluindo um show no festival espanhol em Primavera Sound em 2008.

Músicas em Destaque

Álbuns em Destaque

Final Day
1980
Colossal Youth
1980

Postagens Relacionadas