Pular para o conteúdo principal

O cantor, compositor, poeta e escritor canadense Leonard Norman Cohen nasceu em 21 de setembro de 1934, em Montreal.  Apesar de ser cultuado no cenário musical, principalmente no rock alternativo, tendo fãs ilustres como Bono (U2), Nick Cave, Michael Stipe (R.E.M.) e Frank Black (Pixies),  Leonard Cohen passou a se dedicar à música depois dos 30 anos, quando já era conhecido como escritor de livros de poesia e romances, tendo como principal influência o poeta e dramaturgo espanhol García Lorca.



Na música, carreira levada paralelamente à de escritor, Leonard Cohen ganhou notoriedade pelo seu folk sombrio, por sua voz de estilo bem peculiar (grave e quase falada), com letras abordando temas como profecias, espiritualidade, sexo, desolação e paixões.



Já morando nos EUA, Cohen lançou o seu primeiro álbum - 'Songs of Leonard Cohen' – em 1967.   Esse disco de estreia foi bem recebido pelo público, principalmente no Reino Unido, onde ficou mais de um ano nas listas de álbuns mais vendidos. Mais tarde, em 1971, o diretor de cinema  Robert Altman utilizou as faixas "Sisters of Mercy", "Winter Lady" e "The Stranger Song" na trilha sonora do filme "McCabe & Mrs. Miller".



Os dois álbuns seguintes - 'Songs from a Room' (1969) e 'Songs of Love and Hate' (1971) – foram produzidos pelo produtor Bob Johnston, conhecido pelos seus trabalhos com Bob Dylan, Simon and Garfunkel, Johnny Cash, entre outros.



Em 1974, o cantor lançou o álbum 'New Skin for the Old Ceremony'. O disco seguinte - 'Death of a Ladies' Man' – foi marcado por divergências entre Cohen e Phil Spector, o produtor do mesmo. Cohen nunca escondeu a sua insatisfação como resultado final do disco.



Após o álbum 'Recent Songs' (1979), Leonard Cohen entrou num período de reclusão, no qual se  dedicou à escrita e ao budismo. Ele retornou com um novo disco em 1984, quando lançou 'Various Positions', álbum que traz "Hallelujah", música frequentemente regravada por outros artistas, como Jeff Buckley, que a incluiu no seu álbum de estreia, 'Grace' (1994).



O álbum 'I'm Your Man', de 1988, foi um dos mais aclamados do artista, levando-o a uma extensa turnê pela Europa, EUA e Canadá. 'I'm Your Man' se destacou principallmente por apresentar elementos da música pop moderna, como o uso de sintetizadores.



Após o sucesso de 'I'm Your Man', Cohen passou a lançar seus álbuns de estúdio com longos intervalos de tempo. Muito por causa da sua dedicação ao budismo. Em 1992 saiu o disco 'The Future'. 'Ten New Songs', o álbum co-escrito e produzido por pela cantora/compositora/produtora  Sharon Robinson, saiu em 2001. Ainda na primeira década dos anos 2000, ele lançou 'Dear Heather', em 2004.



Recebido com críticas positivas por publicações como Rolling Stone e The Guardian , 'Old Ideas' - o décimo segundo álbum de estúdio de Leonard Cohen - saiu em janeiro de 2012. Um novo álbum, 'Popular Problems', saiu em 2014. Em outubro de 2016, Cohen lançou 'You Want It Darker'. No mês seguinte, dia 7, Cohen faleceu aos 82 anos de idade em sua casa em Los Angeles. Uma leucemia foi apontada como a principal causa de sua morte.

Em 2019 foi lançado o álbum póstumo 'Thanks for the Dance'.

  • Origem:
Músicas em Destaque
​Músicas em Playlists

Álbuns em Destaque

Thanks for the Dance
2019
You Want It Darker
2016
Popular Problems
2014
Old Ideas
2012
Álbum
Dear Heather
2004
Álbum
Ten New Songs
2001
Álbum
The Future
1992
Álbum
I'm Your Man
1988
Álbum
Various Positions
1984
Recent Songs
1979
Álbum
Songs from a Room
1969