Pular para o conteúdo principal

Com sua música mais direcionada ao space rock, o Grandaddy foi uma das mais aclamadas bandas surgidas no cenário do indie rock americano na segunda metade dos anos 1990. Formado em 1992 em Modesto, Califórnia, por Jason Lytle (voz, guitarra, teclados), Kevin Garcia (baixo) e Aaron Burtch (bateria), o grupo lançou suas primeiras gravações lo-fi em fitas cassete, incluindo o primeiro álbum, Complex Party Come Along Theories, lançado em 1994 em somente 200 cópias.

No ano de 1995, a sua formação foi expandida com a adição do Jim Fairchild (guitarra) e Tim Dryden (teclados). No ano seguinte saiu o EP A Pretty Mess by This One Band pelo selo Will Records. Em 1997, a banda lançou Under the Western Freeway, considerado o primeiro álbum oficial do Grandaddy.

Under the Western Freeway foi muito bem recebido pela crítica. Porém foi com The Sophtware Slump, disco lançado no ano 2000, que o grupo ganhou fãs em todos os continentes. The Sophtware Slump recebeu elogios entusiasmados de publicações como NME, The Independent, The New York Times e Daily Telegraph.

Na sequência, a banda lançou dois álbuns de estúdio que também foram bem recebidos pela crítica — Sumday (2003) e Just Like the Fambly Cat (2006). Antes do lançamento de Just Like the Fambly Cat, Jason Lytle já tinha anunciado o fim do Grandaddy.

Após o fim do grupo seus integrantes se dedicaram a outros projetos. Em 2009, Jason Lytle lançou o seu primeiro álbum solo.

Em 2015, Jason Lytle anunciou que o Grandaddy estava trabalhando em um novo álbum. Em março de 2017, o grupo lançou Last Place.  No dia 1 de maio do mesmo ano, o baixista Kevin Garcia sofreu um derrame e faleceu no dia seguinte, aos 41 anos de idade.

A banda retornou com um novo trabalho em 2024, quando chegou Blu Wav.

Músicas em Destaque
​Músicas em Playlists