Pular para o conteúdo principal
Lush
Lush
Lush
Lush
Lush
Lush
Lush
Lush

Apesar de ser associada ao movimento shoegaze, Lush foi uma banda, daquela geração, que apresentou uma música mais eclética, flertando com punk pop, power pop, dream pop e pop britânico dos anos 60. Sua música encontra semelhanças em trabalhos feitos por bandas como Cocteau Twins, The Primitives e The Sundays, entre outras.

Lush foi formada em 1988 em Londres por Meriel Barham (vocais), Emma Anderson (guitarra, vocais), Miki Berenyi (guitarra, vocais), Steve Rippon (baixo) e Chris Acland (bateria). Porém, Meriel Barham ficou pouco tempo no grupo, saindo para se juntar ao The Pale Saints. Com Berenyi como principal vocalista, a banda começou a se apresentar aos arredores de Londres, conquistando alguns fãs. Um desses fãs foi Robin Guthrie (do Cocteau Twins), que levou o quarteto a assinar um contrato com o 4AD. Em 1989, a banda lançou o aclamado EP 'Scar'. No ano seguinte saíram mais dois EPs, 'Mad Love' e 'Sweetness and Light'. As músicas desses três registros foram lançadas na compilação 'Gala', que saiu em novembro de 1990 nos Estados Unidos.

Produzido por Robin Guthrie, o primeiro álbum do grupo, 'Spooky', foi lançado em janeiro de 1992. Durante as gravações desse trabalho, Steve Rippon saiu do grupo, sendo substituído por Philip King. Também em 1992, Lush excursionou pelos Estados Unidos e se apresentou na segunda edição do festival Lollapalooza. Na sequência, a banda lançou os álbuns 'Split' (1994) e 'Lovelife' (1996). Menos experimental e mais pop, 'Lovelife' foi o disco mais vendido da banda e contou com a participação de Jarvis Cocker (Pulp) na faixa "Ciao!", em um dueto com Berenyi.

Em outubro de 1996, o baterista Acland se suicidou (enforcamento) durante uma crise de depressão, na casa de seus pais. Dois anos depois, o Lush confirmou seu fim. Porém, em setembro de 2015, a banda anunciou o retorno para a realização de alguns shows em 2016. Justin Welch (Elastica) foi anunciado como baterista.

Além de uma turnê, a banda lançou o EP 'Blind Spot', em abril de 2016. Em outubro do mesmo ano, Philip King saiu da banda. No mês seguinte, Lush anunciou sua dissolução.

Músicas em Destaque

Álbuns em Destaque

Blind Spot
2016
Álbum
Lovelife
1996
Álbum
Split
1994
Álbum
Spooky
1992
Álbum
Gala
1990
Compilação
Scar
1989
EP