Pular para o conteúdo principal
Pylon
Pylon
Pylon

Banda norte-americana formada na cidade de Athens, Georgia, no fim da década de 1970 sob influência do punk rock, Pylon é tida como uma das precursoras da influente cena alternativa do rock americana dos anos 1980. O grupo, que também foi associado aos estilos new wave, jangle pop e funk rock, não conseguiu o mesmo sucesso de seus conterrâneos e contemporâneos The B-52's e R.E.M., mas se tornou cultuado principalmente por ser citado pelo próprio R.E.M. como uma de suas influências.

O guitarrista Randall Bewley e o baixista Michael Lachowski iniciaram a banda em 1978 tocando em pequeno estúdio. Curtis Crowe, que morava em cima desse estúdio e ficava ouvindo os ensaios, se juntou à dupla como baterista. No ano seguinte, Vanessa Briscoe Hay foi adicionada ao grupo como vocalista. Os quatro integrantes tinham em comum o fato de serem estudantes de arte na Universidade da Geórgia.

Fred Schneider e Kate Pierson do The B-52's, que assistiram a um dos primeiros shows do grupo, ajudaram a promover o Pylon, indicando-o para um empresário. O quarteto lançou seu primeiro single, "Cool", em 1979 pelo selo DB Records. No ano seguinte saiu o primeiro álbum, Gyrate. Em 1983, a banda lançou Chomp, seu segundo álbum. Porém, no fim daquele ano, após serem dispendados de uma turnê com U2, depois de serem mal recebidos pelo público da banda irlandesa, o Pylon decidiu se separar.

Em 1985, R.E.M. lançou uma cover da canção “Crazy”, faixa do segundo álbum do Pylon, como lado B do single “Driver 8”. Essa versão também apareceu na compilação Dead Letter Office, lançada pela banda de Michael Stipe em 1987.

Após alguns shows esporádicos, Pylon se reuniu em 1989. A banda abriu alguns shows do R.E.M. na turnê do álbum Green. No ano seguinte, o grupo lançou seu terceiro álbum, Chain. Porém, com a saída do guitarrista Bewley em 1991, o grupo se separou novamente.

O Pylon voltou à ativa em 2004 para a realização de apresentações. O fim da banda foi decretado em 2009, quando Bewley faleceu depois de sofrer um ataque cardíaco.

Músicas em Destaque

Álbuns em Destaque

Chain
1990
Álbum
Chomp
1983
Álbum
Gyrate
1980
Álbum
Cool / Dub
1979
Single