The Strokes - First Impressions of Earth

Artista: 

Desde a passagem da banda nova-iorquina pelo Brasil, quando os fãs tiveram a oportunidade de ouvir em primeira mão faixas como "You Only Live Once", "Razorblade" ou "Juicebox", o que se notava na sonoridade dos Strokes era um peso adicional, liderado principalmente pelas guitarras de Albert e Nick, com o single de "Juicebox" rolando solto pela internet, isso ficava cada vez mais evidente.

Porém, com o lançamento de "Fisrt Impressions Of Earth", terceiro álbum da banda, fica claro que a produção deste álbum supera os dois primeiros trabalhos, primeiro pelos vocais nítidos de Julian, depois pelos detalhes "escondidos" em cada faixa, e principalmente pela sonoridade bem menos uniforme do que os trabalhos anteriores.

Logo na abertura do álbum com "You Only Live Once", uma das melhores faixas, a "fórmula" dos Strokes prova que ainda dá certo, depois de ouvi-la uma vez, nunca mais você a esquecerá. Na seqüência aparecem os dois primeiros singles deste álbum. Primeiro "Juicebox", com Julian destruindo suas cordas vocais, é a faixa mais furiosa dos Strokes, que já se tornou polêmica pelo vídeo proibido na MTV Americana, com cenas de conteúdo "sexual" mais explícito, segundo os padrões americanos. O segundo single é "Heart In A Cage", mais uma vez são as guitarras que tomam conta de tudo, ganhando reforço da bateria de Moretti. As primeiras audições não são tão fáceis, mas com o tempo você acaba descobrindo algumas surpresas na sonoridade de "Heart in A Cage".

A partir destas três faixas o álbum oscila bastante entre uma faixa e outra, "Razorblade" soa como um pop sujo, "On The Other Side" e "Vision Of Division" tem um clima "oitentista" por conta do baixo de Nikolai, nesta última um solo de guitarra arrebatador quase muda os rumos sonoros desta canção, retornando novamente aos eixos antes de se acabar aos berros de Julian. Outros faixas que merecem atenção são "Electricityscape" e "Fear of Sleep", antes do final com "Red Light".

Ao contrário dos dois primeiros trabalhos, cuja audição poderia ser feita de uma única vez, "First Impressions Of Earth" merece dedicação para cada faixa em particular, é um disco que traz uma banda em evolução e menos pressionada. Este álbum aparentemente mostra que os Strokes ainda tem algumas cartas na manga, e mesmo como ícone da geração MP3, tem talento para garantir seu espaço por mais tempo do que muitos apostavam. Não se prenda as primeiras impressões!