Clinic

Clinic

Biografia

Formada em 1997 em Liverpool, a banda inglesa Clinic teve a sua música baseada no post-punk revival, mas com uma sonoridade mais eclética e peculiar, tendo Velvet Underground e Suicide entre as influências apontadas.

Ade Blackburn (vocais, guitarra, teclados) e Jonathan Hartley (guitarra, teclados) formaram o Clinic após o fim da Pure Morning, a banda anterior de ambos. A eles se juntaram Brian Campbell (baixo, backing vocal) e Carl Turney (bateria). O fato da banda está sempre se apresentando com máscaras cirúrgicas, sinalizava que o grupo buscava salvar a música pop. Mas, em entrevista mais tarde, Ade Blackburn revelou que na verdade a banda homenageava as bandas Crime e The Residents.

Em 1999, a banda assinou com a Domino Records e lançou o single "The Second Line", que foi posteriormente usado em uma campanha da marca Levi's no Reino Unido. Nesse mesmo ano foi lançada uma compilação ('Clinic') reunindo as faixas de EPs lançados anteriormente pelo Clinic - 'I.P.C. Subeditors Dictate Our Youth' (1997), 'Monkey on Your Back' (1998) e 'Cement Mixer' (1998).

O primeiro álbum do grupo, 'Internal Wrangler', saiu em 2000. As faixas "The Return of Evil Bill" e "Distortions" foram lançadas como singles. 'Internal Wrangler' levou a banda a excursionar com o Radiohead.

Em 2002, o Clinic lançou 'Walking With Thee', um álbum com uma sonoridade mais pop e atmosférica.  Na sequência, a banda lançou 'Winchester Cathedral' (2004), 'Visitations' (2006), 'Do It!' (2008) e 'Bubblegum' (2010).

De acordo com a banda, em 'Bubblegum' o Clinic buscou nova direção para a sua música. O álbum mostra influências do chamber pop. Em 2012 saiu o sétimo álbum do grupo, 'Free Reign'.

Para o seu oitavo álbum, lançado em 2019, a banda deu 'Wheeltappers and Shunters' como título, nome tirando de um programa de TV britânico de variedades dos anos 1970.

Liverpool - Reino Unido

Álbuns Em Destaque

2012 | Álbum
2010 | Álbum
2008 | Álbum
2006 | Álbum
2004 | Álbum
2002 | Álbum
2000 | Álbum

Artistas Relacionados

Posts Relacionados

CLINIC - Do It!

Se colocássemos um grupo de doidos de qualquer hospício numa banda, com...