O Idlewild foi formado em 1995 na cidade de Edinburgh (Escócia) por Roddy Woomble (vocais), Phil Scanlon (baixo), Rod Jones (guitarra) e Colin Newton (bateria). A música visceral e melódica do grupo tem em suas influências bandas como Gang of Four, Pavement, Nirvana, R.E.M. e Sonic Youth.
Em 1997, o primeiro single da banda, Queen of the Troubled Teens, chamou a atenção da imprensa inglesa, e no ano seguinte foi lançado um EP chamado Captain, trazendo um novo baixista, Bob Fairfoull.
Hope Is Important, o álbum de estreia, foi lançado em 1999. Na sequência chegou 100 Broken Windows, no ano 2000.
Já apontado como uma das promessas do novo rock, Idlewild lançou o elogiado álbum The Remote Part em 2002. Um trabalho de canções rápidas e certeiras, com destaque para "You Held the World in Your Arms" e "American English".
Durante a turnê de The Remote Part, o baixista Bob Fairfoull saiu da banda e Alex Grant assumiu o baixo durante os shows restantes na Europa. Posteriormente, Gavin Fox (baixo) e Allen Stewart (guitarra) foram adicionados ao grupo para a turnê norte-americana.
Em 2005, o grupo lançou o álbum Warnings/Promises. Mais tarde, Gavin Fox saiu da banda, sendo substituído por Gareth Russell, que estreou no álbum Make Another World de 2007.
O álbum Post Electric Blues foi lançado em 2009 através de download gratuito, e em seguida no formato CD.
Em 2010, Idlewild anunciou um hiato, quebrado em 2013, quando a banda começou a trabalhar em novo material. Em novo álbum, Everything Ever Written, chegou em 2015. Um novo trabalho, Interview Music, foi lançado em 2019.
- Origem:



















