Jimi Hendrix

Jimi Hendrix

Biografia

Jimi Hendrix não inventou a guitarra, mas soube a usar como poucos. James Marshal Hendrix nasceu em 27 de novembro de 1942, na cidade americana de Seattle. De família descendente de africanos, mexicanos e índios, Hendrix viveu parte de sua infância no Canadá, com sua avó, uma índia. Sua mãe morreu quando ele tinha 10 anos.

Aos 16 anos, o músico começou a tocar violão numa banda chamada Velvetones. Aos 17, ganhou sua primeira guitarra, e foi tocar em grupo chamado Thomas & The Tomcats. Depois entrou no batalhão do exército, ficando pouco tempo.

Em 1963, Jimi Hendrix  mudou-se para Nova Yorque. Depois de tocar com alguns artistas, como Sam Cooke e Little Richard, ele formou sua primeira banda, Jimmy James And The Blue Flames, em 1965. A banda fez várias apresentações. E foi nessas apresentações que Chas Chandler [ex-baixista do Animals] percebeu o talento do músico e resolveu ser seu empresário.

Em 1966, Chas Chandler levou Hendrix para a Inglaterra, deixando o The Blue Flames. Junto com a sua banda inglesa, a The Jimi Hendrix Experience [Noel Redding, baixo, e Mitch Mitchell, bateria], Hendrix começou a fazer diversos shows e assinou contrato com a gravadora MCA.

Em 1967, foi lançado seu primeiro disco, o clássico 'Are You Experienced'. A estréia de Hendrix e sua banda na América aconteceu no Festival de Monterey, em junho do mesmo ano, na Califórnia, onde o músico queimou sua guitarra após o show, e deixou o público eufórico. Ainda em 1967, saiu o segundo disco, 'Axis: Bold as Love', e, 1968, o terceiro, 'Electric Ladyland'.

No final dos anos 60, Jimi Hendrix participou como músico em trabalhos de diversos artistas. E sua banda passou por várias reformulações. Ele morreu em 18 de setembro de 1970, após tomar barbitúricos, dormir e ficar sufocado com o próprio vômito. Era o fim do homem de visual psicodélico, que com técnicas originais, revolucionou a música e o uso da guitarra. Hendrix era canhoto e usava uma guitarra Fender Telecaster, com as cordas invertidas. Seus riffs e solos influenciaram outros músicos, principalmente do hard rock e heavy metal.

A discografia de hendrix é extensa. Várias compilações foram lançadas após a sua morte. Destacamos duas: 'The BBC Sessions', de 1998, com faixas extraídas dos arquivos da famosa estação inglesa, e 'The Jimi Hendrix Experience', de 2000, uma caixa lançada no aniversário de 30 anos da morte de Hendrix, com quatro CDs contendo gravações inéditas, antigas remasterizadas e covers de Bob Dylan ( "Like A Rolling Stone" e "all along the watchtower"), Beatles ("Sgt. Peppers'sLonely Hearts Club Band"), Van Morrison ("Gloria"), entre outros. Jimi Hendrix ficou na história como  um dos  maiores guitarristas do rock.

Álbuns Em Destaque

1968 | Álbum
1967 | Álbum
1967 | Álbum

Jimi Hendrix | video_library

Artistas Relacionados

Posts Relacionados