Mother Love Bone

Mother Love Bone

Biografia

Banda norte-americana de curta existência, Mother Love Bone foi uma das precursoras do movimento grunge, estilo musical que teve a cidade de Seattle como berço. A banda foi formada em 1988 por Jeff Ament (baixo), Bruce Fairweather (guitarra), Stone Gossard (guitarra), Greg Gilmore (bateria) e Andrew Wood (vocais, piano).

Ament, Fairweather e Gossard foram membros do Green River, outro grupo de Seatle que precedeu o grunge. Greg Gilmore tocou com Ten Minute Warning e Skin Yard, grupos surgidos também nos anos 1980 que influenciaram a cena musical local. Já o vocalista Andrew Wood tinha sido integrante do Malfunkshun.

Com influências de heavy metal, hard rock e punk, a música do Mother Love Bone conquistou fãs no cenário underground norte-americano. Em março de 1989, a banda lançou o EP 'Shine'. Depois de uma turnê, a banda voltou ao estúdio para gravar seu primeiro álbum.

Em 19 de março de 1990, quando a banda se preparava para lançar o disco de estreia, Andrew Wood morreu vítima de overdose de heroína. O álbum, intitulado 'Apple', saiu em 19 de julho de 1990. 

Ainda em 1990, Stone Gossard e Jeff Ament formaram grupo Temple of the Dog para prestar uma homenagem à Andrew Wood. Temple of the Dog contava também com Chris Cornell e Matt Cameron (ambos do Soundgarden) e os ainda desconhecidos Eddie Vedder e Mike McCready, que formaram o Pearl Jam com Stone Gossard e Jeff Ament.

Em 1991, Temple of the Dog lançou um álbum homônimo.

Álbuns Em Destaque

1990 | Álbum
1989 | EP

Artistas Relacionados

Posts Relacionados