Pular para o conteúdo principal

Formado na cidade do Rio de Janeiro em 1993, O Rappa é um dos grupos mais representativos do cenário pop/rock nacional. A banda nasceu da união de vários músicos que tinham atuados em diferentes bandas e mais a entrada do vocalista Falcão, atendendo ao um anúncio colocado em jornal pela banda.

No começo da carreira, a banda contava com Falcão (voz), Marcelo Yuka (bateria), Xandão (guitarra), Nelson Meireles (baixo) e Marcelo Lobato (teclado). Se no início era uma típica banda de reggae, como demonstra o seu primeiro CD, intitulado, simplesmente de O Rappa, com o tempo a música do grupo foi adquirindo uma sonoridade que misturava reggae com rock, rap, e elementos da música pop moderna.

O segundo disco, O Rappa-Mundi, tornou O Rappa popular com hits como "Hey Joe" (a versão para a música gravada também por Jimi Hendrix), "A Feira" e "Vapor Barato". Lado B Lado A, terceiro disco, considerado um dos melhores lançamentos de 1999, consagrou a banda com suas músicas de intensa preocupação social em letras bem elaboradas. Destaque para as faixas "Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)" e "O que Sobrou Do Céu". Um disco com repertório forte que colocou O Rappa na frente do rock nacional.

No final do ano 2000, a violência abalou a banda. O letrista-baterista Marcelo Yuka foi baleado ao presenciar um assalto no bairro da Tijuca, Rio de janeiro. O músico ficou paraplégico, impossibilitado o de tocar bateria. Marcelo Lobato assumiu a bateria (ele já havia tocado bateria antes com o África Gumbé), e seu irmão, Marcos Lobato, entrou na banda assumindo os teclados. Posteriormente, Yuka retornou ao grupo, mas desentendimentos entre ele e os outros integrantes fizeram o abandonar O Rappa e fundar o grupo o F.ur.t.o..

O álbum O Silêncio Q Precede O Esporro, lançado em 2003, foi o primeiro disco de estúdio sem Yuka. Na seqüência, a banda lançou Acústico MTV (2005) e 7 Vezes (2008), o quinto álbum de estúdio. Em 2013, O Rappa lançou um novo álbum, intitulado Nunca Tem Fim..., que teve as músicas "Anjos (Pra Quem Tem Fé)" e "Auto-Reverse" como destaques. Em 2018, a banda iniciou a hiato sem previsão de retorno. Em janeiro de 2019, Marcelo Yuka faleceu aos 53 anos de idade.

Álbuns em Destaque

Nunca Tem Fim...
2013
7 Vezes
2008
Álbum
Lado B Lado A
1999
Álbum
O Rappa-Mundi
1996
Álbum
O Rappa
1994
Álbum

Postagens Relacionadas

A volta dos que não foram
A volta dos que não foram
Quem é vivo sempre aparece! E como!
Quem é vivo sempre aparece! E como!