Stereolab

Stereolab

Biografia

Dentro do cenário do rock alternativo britânico do início dos anos 1990, Stereolab apresentou um estilo peculiar. Combinando o pop melódico dos anos 60 com o chamado art rock, mais precisamente o krautrock de bandas como Faust e Neu!, o grupo construiu uma extensa discografia absorvendo outras influências, como a bossa nova, o que resultou num pop retrô-futurista, criando uma identidade própria na sonoridade do grupo.

A banda foi formada em 1990 pelo inglês Tim Gane (guitarra - teclados) e a francesa Laetitia Sadier (voz – teclados – guitarra - trombone), que escreve e canta em francês e inglês. Ambos tinham sido membros da banda McCarthy.

No inicio da carreira, a dupla trabalhou com o baterista Joe Dilworth (Th' Faith Healers) e o baixista Martin Kean (Chills). Ocasionalmente, Gina Morris colaborou nos vocais de apoio.

O primeiro álbum do Stereolab, 'Peng!', foi lançado pela Too Pure Records em 1992, quando o a banda ganhou dois novos integrantes oficiais: Mary Hansen (teclados - vocais) e Andy Ramsay (bateria).

Tendo na formação Gane, Sadier, Hansen, Ramsay, o guitarrista Sean O'Hagan e o baixista  Duncan Brown, a banda lançou em 1993 o disco 'The Groop Played Space Age Batchelor Pad Music', que foi bem comentando, levando a banda a assinar com a Elektra Records.

Pela Elektra Records, o Stereolab lançou uma série de álbuns entre 1994 e 2004, com destaque para 'Emperor Tomato Ketchup' (1996). Após, as gravações desse disco, o baixista Duncan Brown foi substituído por Richard Harrison.

Ainda nos anos 90, o Stereolab lançou os álbuns 'Dots and Loops' (1997) e 'Cobra and Phases Group Play Voltage in the Milky Night' (1999).

Em 2001, saiu o disco 'Sound-Dust'. Em dezembro de 2002, Mary Hansen morreu aos 36 anos de idade quando andava de bicicleta e foi atropelada por um caminhão. O primeiro álbum sem Hansen, 'Margerine Eclipse', saiu em 2004. Esse disco teve poucas vendas, o que levou a gravadora Elektra a encerrar o contrato com a banda.

'Fab Four Suture', uma compilação de singles que foram lançados pelo Stereolab entre 2005 e 2006, foi lançada pela Too Pure Records em 2006.

Em 2008, um novo álbum de estúdio, 'Chemical Chords', foi lançado pelo selo 4AD.
 

Artistas Relacionados

Posts Relacionados

Stereolab planeja retorno

Stereolab planeja retorno

O grupo franco-britânico Stereolab anunciou que no decorrer de 2019 seus álbuns lançados...
Bandas Esquecidas - McCarthy

Bandas Esquecidas - McCarthy

De qual banda Tim Gane e Laetitia Sadier fizeram parte antes de formarem o Stereolab?...