Pular para o conteúdo principal

Peter Hook quer comprar as gravações antigas do Joy Division que Julia Adamson, ex-The Fall e assistente do produtor Martin Hannett, diz ter guardadas há 20 anos. 

Na sua página do Facebook, Julia Adamson explicou que ficou com estas gravações quando o Strawberry Studios, de Stockport, fechou as portas, no início dos anos 90, e os donos do espaço decidiram jogar fora o material de arquivo.

"No momento nem pensamos no valor das fitas, só não quisemos que fossem parar no lixo", escreveu naquela rede social, mostrando uma foto com várias caixas, onde "repousam" gravações de bandas como New Order, The Durutti Column, Magazine e The Psychedelic Furs. 

Quanto ao Joy Division, está presente nesta coleção através de canções como "She's Lost Control", "Wilderness" e "New Dawn Fades", em versões que Julia Adamson acredita serem inéditas. 

Agora, Peter Hook afirmou à Pitchfork que está negociando com Julia Adamson, esperando poder vir a lançar um conjunto de raridades e versões alternativas de músicas do Joy Division. "Era bom lançar alguma coisa que os fãs pudessem adorar e estimar. Espero que estas gravações nos permitam fazer algo diferente". 

O baixista garante ainda que, ao contrário do que Julia Adamson afirmou, a antiga assistente de Martin Hannett não tentou entrar em contato com ele. "Como é que eu, reputado colecionador de todas as coisas relacionadas com Joy Division e New Order, não havia de estar interessado nisto?".

Peter Hook defende ainda que a lei britânica estabelece que estas gravações pertencem ao Joy Division, detentores dos direitos de autor desta música. "A lei britânica determina que é ilegal dar a música de alguém sem a sua permissão. Por isso, se a Julia quis realmente dá-la, precisava da nossa autorização. É a mesma coisa que compartilhar arquivos na internet".  

Na mesma entrevista, o inglês comparou a descoberta deste material a "encontrar um velho diário, escondido no fundo de um armário".

Peter Hook se apresentará em São Paulo no próximo dia 04 de outubro, no Cine Joia. Mais detalhes em nossa agenda.

Faixas Relacionadas

Postagens Relacionadas

Soam as sirenes do New Order
Soam as sirenes do New Order
Novo álbum do New Order em breve
Novo álbum do New Order em breve
Superbanda Freebass chega ao fim
Superbanda Freebass chega ao fim