O Ash formou-se em 1992, na cidade de Downpatrick, Irlanda Do Norte, pelos amigos de infância Tim Wheeler (vocais, guitarra) e Mark Hamilton (baixo) e Rick McMurray (bateria). Apesar de sua música ser associada ao britpop, movimento surgido na época, o grupo teve influências também do hard rock, do punk rock e do grunge. Nirvana, Mudhoney e Pixies são algumas bandas que serviram de inspiração para o grupo.
Em 1994, a banda lançou o disco de estreia, Trailer, pela gravadora Infectious Records. Naquele mesmo ano, o Ash foi convidado para abrir os shows da turnê do Elastica no Reino Unido.
O álbum 1977 — este título se refere ao ano de nascimento de Wheeler e Hamilton, e, também, o ano de lançamento do filme Guerra nas Estrelas — foi lançado em 1996. No ano seguinte, a banda tornou-se um quarteto com a entrada da guitarrista Charlotte Hatherley. Na sequência, o grupo lançou os álbuns Nu-Clear Sounds, em 1998, e Free All Angels em 2001.
Em 2004 chegou Meltdown, o quarto álbum de estúdio da banda. Em janeiro de 2006, Charlotte Hatherley deixou o Ash, que voltou a ser um trio. No ano seguinte, a banda lançou Twilight of the Innocents, álbum anunciado como o último da banda, que passou a lançar somente singles. Esses singles foram compilados em dois volumes, Ash - A-Z Vol.1 e Ash - A-Z Vol.2, lançados em 2010.
A banda retornou com um novo álbum de estúdio, Kablammo!, em 2015. Na sequência, a banda lançou Islands (2018), Race the Night (2023) e Ad Astra (2025).
- Origem:





















