Pular para o conteúdo principal

Banda escocesa liderada pelos irmãos William Reid e Jim Reid, fundada em 1983, em Glasgow. No ano seguinte, o Jesus And Mary Chain lançou o seu primeiro single, 'Upside Down', pelo selo inglês Creation Records. Além da faixa título, o single trazia uma versão para "Vegetable Man" do Syd Barret.



Após esse registro, a banda assinou contrato com o selo Blanco y Negro, e em 1986 foi lançado o álbum que colocou o The Jesus and Mary Chain na história do rock dos anos 80 - 'Psychocandy'. Jim Reid (vocal e guitarra), William Reid (vocal e guitarra), Douglas Hart (baixo) e Bobby Gillespie (bateria) fizeram um dos discos mais influente da música pop. 'Psychocandy' traz canções melodiosas que são enevoadas com camadas de guitarras distorcidas, microfonias, sussurros, numa sutil surf music. Nunca o caos foi tão perfeito. As músicas "Just Like Honey", "Never Understand" e "You Trip Me Up" representam muito bem o álbum.



Em seu segundo disco, 'Darklands', de 1987, a banda tinha um baterista novo, John Moore, substituindo Bobby Gillespie, que saiu para formar a sua própria banda - o Primal Scream. É do disco 'Darklands' os hits "April Skies" , "Happy When It Rains" e "Darklands".



A compilação 'Barbed Wire Kisses', lançada em 1988 reunindo b-sides, raridades e versões, antecedeu o terceiro álbum 'Automatic' (1989), que tem como destaque a faixa "Head On", regravada posteriormente pelo Pixies no álbum 'Trompe Le Monde'.



Em 1992 foi lançado 'Honey's Dead', o disco mais dançante do The Jesus and Mary Chain, mas sem perder a principal característica da banda, o pop/rock ruidoso.



Completam a discografia da banda os álbuns 'Stoned & Dethroned' (1994), 'Hate Rock 'N' Roll' (1995) e 'Munki' (1998). 'Stoned & Dethroned' traz a participação da Hope Sandoval (do Mazzy Star) na faixa "Sometimes Always". 'Hate Rock 'N' Roll' é coletânea com b-sides, músicas que fizeram parte de trilhas sonoras de filmes e quatro músicas inéditas. 'Munki' foi o último disco de estúdio dos irmãos Reid, que resolveram seguir caminhos diferentes, deixando uma discografia digna das boas bandas.



Em 2007, a banda se reuniu para uma apresentação no festival americano Coachella. O show realizado no dia 27 de abril teve a colaboração nos vocais da atriz Scarlett Johansson, na música "Just Like Honey". Ainda em 2007, o The Jesus and Mary Chain se apresentou no festival inglês Meltdown. E no ano seguinte, a banda gravou uma música intitulada "All Things Must Pass", para a trilha sonora da série de televisão "Heroes".

A banda retornou com um novo álbum de estúdio em 2017, quando lançou 'Damage and Joy', trazendo colaborações de Isobel Campbell e Sky Ferreira.

  • Origem:
Músicas em Destaque

Álbuns em Destaque

Damage and Joy
2017
Munki
1998
Álbum
Stoned & Dethroned
1994
Honey's Dead
1992
Álbum
Automatic
1989
Álbum
Darklands
1987
Álbum
Psychocandy
1985
Álbum