Skip to main content

A Graforréia Xilarmônica figura como um dos ícones do rock gaúcho. Em parte pelo estilo que unia a sonoridade da Jovem Guarda com o rock dos anos 60 e regionalismo, resultando em trabalho beirando a originalidade. Formada em 1987 por Frank Jorge [voz - baixo], Marcelo Birck [voz - guitarra], Carlo Pianta [voz - guitarra] e Alexandre Birck [bateria], a banda lançou uma fita demo com o título de 'Com Amor Muito e Carinho', em 1988. O primeiro disco da Graforréia Xilarmônica, 'Coisas de Louco II', somente foi lançado em 1995 pelo selo Banguela, já sem a presença de Marcelo Birck, que tinha saído da banda anos antes para se dedicar a outros projetos. Ele e Frank Jorge tinham composto a maioria das músicas do grupo.

'Chapinhas de Ouro', o segundo disco foi lançado em 1998. O disco traz a música "Eu", que ficou mais conhecida na interpretação do Pato Fu, no disco 'Ruído Rosa'.

Em 2000, os integrantes decidiram colocar um fim na história da banda. Frank Jorge, que antes da Graforréia Xilarmônica, tinha tocado com os Cascavelletes, prosseguiu tocando com a banda Cowboys Espirituais e depois começando uma carreira solo, lançando no final daquele ano o álbum 'Carteira Nacional de Apaixonado'.

  • Origin:

Featured Albums