Fernanda Takai

Fernanda Takai

Biografia

Mais conhecida como vocalista/guitarrista da banda mineira Pato Fu, Fernanda Takai iniciou sua carreira solo em 2007, quando lançou o álbum 'Onde Brilhem os Olhos Seus', com músicas do repertório da cantora Nara Leão. O disco foi aclamado pela crítica e ganhou o prêmio de Melhor Disco de MPB do ano da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

Fernanda Barbosa Takai nasceu em 25 de agosto de 1971 na cidade de Serra do Navio, no Amapá. Vivendo desde os nove anos em Belo Horizonte, ela começou sua carreira na música como integrante das bandas Data Vênia e Fernanda e 3 do Povo", que não chegaram a lançar discos.

Em 1992, Fernanda Takai, John Ulhoa (que mais tarde se tornou seu marido) e Ricardo Koctus formaram o Pato Fu, uma das principais referências do rock alternativo brasileiro. O grupo lançou diversos álbuns a partir 1993. Em 2001, a revista Time incluiu o Pato Fu entre as 10 melhores bandas do mundo (fora dos EUA), numa lista que também contava com U2, Radiohead, Portishead, Aterciopelados e Sigur Rós. Na época, a revista americana apontou 'Televisão de Cachorro' como o melhor álbum do grupo.

Em 2009, com o sucesso de 'Onde Brilhem os Olhos Seus', Fernanda Takai lançou um registro ao vivo da turnê desse disco, em CD e DVD. Intitulado 'Luz Negra', esse registro também inclui regravações de músicas como "There Must Be an Angel" (Eurythmics), "Ordinary World" (Duran Duran) e "Ben" (Michael Jackson).

Além da música, Fernanda Takai também passou a escrever contos e crônicas para jornais, que foram reunidos nos livros "Nunca Subestime uma Mulherzinha" (2007) e '"A Mulher Que Não Queria Acreditar'" (2011).

Em parceria com Andy Summers (The Police), a cantora lançou em 2012 o disco 'Fundamental'.

Em 2014, Fernada Takai lançou 'Na Medida do Impossível', álbum que trouxe, além regravações, composições próprias. Entre elas, faixas escritas com Pitty (“Seu Tipo”), Marina Lima e Climério Ferreira (“Quase Desatento”) e Marcelo Bonfá (“De um Jeito ou de Outro”).

'Na Medida do Impossível' também conta com diversas colaborações nos vocais, como Zélia Duncan (“Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme”,), Samuel Rosa “Pra Curar Essa Dor”) e Padre Fábio de Melo (“Amar como Jesus Amou”).

Álbuns Em Destaque

Artistas Relacionados

Posts Relacionados

Fernanda Takai - "Seu Tipo"

Fernanda Takai - "Seu Tipo"

Fernanda Takai anunciou o lançamento de um novo álbum solo, que sair...