Os Mutantes

Biografia

Mais que uma banda de rock psicodélico, Os Mutantes foi um grupo  inventivo e experimental que explorou de forma irreverente e criativa a fusão de gêneros da música pop brasileira com a música estrangeira. Esse aspecto inovador foi registrado nos seus cinco primeiros álbuns —  Os Mutantes (1968), Mutantes (1969), A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado (1970), Jardim Elétrico (1971) e Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets (1972), quando a banda tinha sua formação clássica, composta por Rita Lee e os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Tendo The Beatles como principal referência em suas influências, a origem do grupo começou em 1964, quando os irmãos Arnaldo Baptista e Cláudio César Dias Baptista formaram uma banda chamada Wooden Faces. A sua formação também contava com Raphael Vilardi e Roberto Loyola. Apesar de sair cedo do projeto, Cláudio César, irmão mais velho de Arnaldo, tem uma importância relevante na estrutura musical dos Mutantes. Ele se dedicou a atividade de lutier e engenheiro de som, criando guitarra, pedais e efeitos que marcaram a música experimental dos Mutantes.

Em 1965, Rita Lee e Sérgio entraram no grupo, que mudou o nome para Six Sided Rockers. Na sequência passou a se chamar O Conjunto e depois O´Seis. Com este nome, a banda lançou um 1966 um single em vinil 7’’ com as músicas "Suicida” e "Apocalipse". O’Seis tinha Rita Lee, Arnaldo e Sérgio Baptista, Raphael Vilardi, Maria “Mogguy” Malheiros e Luiz Pastura em sua formação. O’Seis se desfez e Arnaldo, Rita e Sérgio se mantiveram juntos para enfim nascer Os Mutantes. O nome foi dado por Ronnie Von quando o trio passou a se apresentar, ainda em 1966, no programa de tv “O Pequeno Mundo de Ronnie Von” da Record. No seguinte, o grupo conheceu o maestro Rogério Duprat, conhecido como o arranjador do movimento tropicalista. Duprat fez a integração dos Mutantes com os demais artistas da Tropicália. Destacando aqui a gravação da canção “Domingo no Parque” com Gilberto Gil, além da participação da banda em grandes festivais de música popular brasileira.

Os Mutantes, o primeiro álbum, saiu em 1968 pela gravadora Polydor. As faixas destacadas desse trabalho são as canções de outros artistas, como "Panis et Circenses" (Gilberto Gil, Caetano Veloso), "A Minha Menina" (Ben Jor) e "Baby" (Caetano Veloso). O segundo álbum, mais autoral e intitulado Mutantes, chegou em 1969 caracterizado por um som mais experimental. Foi A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado (1970) que a banda emplacou seu grande hit "Ando Meio Desligado". Em 1970, Rita Lee lançou Build Up, seu primeiro álbum solo.

Em 1971, a banda lançou Jardim Elétrico com uma formação expandida, tendo Liminha (baixo) e Dinho Leme ( bateria) como novos integrantes. A primeira fase dos Mutantes se encerrou em 1972 com o álbum Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets, que trouxe a faixa “Balada do Louco”, sucesso do álbum. Esse trabalho marca o distanciamento da banda da Tropicália e indo em direção ao rock progressivo, e também foi o último com a Rita Lee. Naquele ano de 1972, todos os integrantes gravaram um disco no Estúdio Eldorado em São Paulo, onde  tinha uma mesa de 16 canais, a única disponível no Brasil naquela época. Porém, a gravadora Polydor se recusou a a lançar o álbum como dos Mutantes. Mais interessada em lançar a carreira solo de Rita Lee, a gravadora colocou esse trabalho nas lojas como o segundo solo da cantora, intitulado Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida. Como consequência, Rita Lee foi expulsa da banda.

Com apenas Sérgio Dias de sua formação original, a banda lançou em 1974 Tudo Foi Feito pelo Sol. Um novo trabalho, O A e o Z,  foi lançado em 1992. Porém, o material desse álbum foi gravado em 1973, após a saída de Rita Lee. No ano 2000 saiu Tecnicolor, um álbum cantado em inglês, francês, espanhol e português que foi gravado em Paris em 1970 com o objetivo da banda iniciar uma carreira no exterior. Porém, na época o projeto foi engavetado.

Sérgio Dias continuou com a banda, que lançou Haih or Amortecedor (2009), Fool Metal Jack (2013) e Zzyzx (2020).

Brasil

Álbuns Em Destaque

Zzyzx

2020 | Álbum

Fool Metal Jack

2013 | Álbum

Haih or Amortecedor

2009 | Álbum

Tecnicolor

2000 | Álbum

O A e o Z

1992 | Álbum

Jardim Elétrico

1971 | Álbum

Mutantes

1969 | Álbum

Os Mutantes

1968 | Álbum