A banda Chico Science & Nação Zumbi foi formada em Recife no início dos anos 1990. Antes da formação do grupo, Chico Sciense já tinha trabalhado com as bandas Orla Orbe e Loustal, nas quais fez suas primeiras experimentações musicais, sob influência do soul, do funk, do hip hop e dos ritmos locais, como o maracatu. Experimentações que originaram um dos movimentos mais interessantes da música pernambucana, o manguebeat, que também inclui a banda Mundo Livre S/A, como um dos principais representantes.
Jorge dü Peixe (tambor), Lucio Maia (guitarra), Dengue (baixo), Gilmar Bola 8 (tambor), Toca Ogam (percussão), Gira (tambor), Marquinho (tambor) e Canhoto (caixa), substituído depois por Pupilo, e Chico Science formaram a banda, que em 1994 lançou o primeiro álbum Da Lama ao Caos, que recebeu vários elogios da crítica. Os elogios continuaram com o segundo trabalho, Afrociberdelia, lançado em 1996. Nesse disco mostra um amadurecimento na mistura de ritmos regionais com ritmos da música pop internacional.
No dia 2 de fevereiro de 1997, Chico Science faleceu, vítima de um acidente de carro. Em 1998, foi lançado o disco CSNZ, que traz algumas músicas remixadas, versões ao vivo com Chico, e faixas inéditas com Jorge Dü Peixe assumindo o vocal.
E, com Jorge Dü Peixe nos vocais, a Nação Zumbi prosseguiu.
- Origem:














