Pular para o conteúdo principal
The Dandy Warhols

A banda americana The Dandy Warhols foi formada em 1994, na cidade Portland (Oregon), com Courtney Taylor (vocais - guitarra), Zia McCabe (teclados), Peter Holmstrom (guitarra) e Eric Hedford (bateria). O nome é um jogo de palavras com o nome do artista pop Andy Warhol. Sua música apresenta influências de David Bowie, Spaceman 3, My Bloody Valentine, Duran Duran, grunge, entre outras referências.

Dandys Rule, OK!, o primeiro álbum da banda foi lançado em 1996 pelo selo Tim/Kerr. O disco teve uma modesta repercussão. Mas, o The Dandy Warhols começou a chamar a atenção nos seus shows, o que levou, no mesmo ano o grupo a assinar contrato com a Capitol Records.

Porém, o álbum que era para ser a estreia da banda na Capitol foi rejeitado pela gravadora. Posteriormente, com o título de Black Álbum, esse trabalho caiu na internet. E, em 2004, a banda lançou o através de seu site, junto com uma coletânea intitulada Come On Feel The Dandy Warhols.

Finalmente, em 1997, foi lançado o primeiro disco pela Capitol. ...Dandy Warhols Come Down fez mais sucesso na Europa. O álbum teve como destaques as faixas "Not If You Were The Last Junkie On Earth" e "Boys Better". E, durante a turnê deste disco o baterista Eric Hedford deixou a banda em virtude de divergências com Courtney Taylor. Em seu lugar entrou Brent DeBoer, primo de Taylor. Nessa mesma época, Taylor adicionou mais um Taylor ao seu sobrenome, tornando-se Courtney Taylor-Taylor.

No ano 2000, a banda lançou Thirteen Tales from Urban Bohemia, o terceiro álbum de estúdio, que ganhou grande repercussão, tanto na América do Norte, como também na Europa. A música "Bohemian Like You" virou hit nas rádios universitárias americanas.

The Dandy Warhols surpreendeu os seus fãs em 2003, com o álbum Welcome To The Monkey House. O álbum, que contou com a colaboração de Nick Rhodes, tecladista do Duran Duran, pode ser classificado como Techno pop. David Bowie, Evan Dando (Lemonheads) e Simon Le Bom (Duran Duran) foram outros artistas que contribuíram com Welcome To The Monkey House, que assim como Thirteen Tales from Urban Bohemia, foi bem-sucedido comercialmente.

O álbum Odditorium or Warlords of Mars chegou em 2005. E, em 2008, The Dandy Warhols lançou o sexto álbum de estúdio, ...Earth to the Dandy Warhols....

Um novo trabalho, This Machine, foi lançado em 2012, seguido por Distortland, que foi lançado em 2016. Why You So Crazy, o décimo álbum de estúdio da banda, foi lançado em janeiro de 2019.

Em 2020, durante a pandemia de COVID-19, o grupo lançou Tafelmuzik Means More When You're Alone, álbum com gravações feitas entre 2010 e 2012, nas sessões dos álbuns ...Earth to the Dandy Warhols.... e This Machine.

Debbie Harry (Blondie), Slash (Guns N’ Roses) e Black Francis (Pixies) são os colaboradores que aparecem em Rockmaker (2024), décimo segundo álbum da banda.

Músicas em Destaque