A banda inglesa/neozelandesa The Veils mescla elementos do indie rock e folk em sua música caracterizada por intensidade dramática, paisagens cinematográfica e letras poéticas. À sua frente está o vocalista e compositor Finn Andrews, nascido na Inglaterra, mas que viveu sua adolescência em Auckland, Nova Zelândia.
Em Auckland, Andrews tocou em diversas bandas locais e começou a escrever suas primeiras canções, algumas que seriam incluídas no primeiro álbum de sua futura banda. Com uma coleção demos em mãos, ele retornou para Londres, onde em 2001 formou oficialmente o The Veils.
Seus primeiros singles, "Death & Co" e "More Heat Than Light", foram lançados em 2002 pelo selo Blanco y Negro. Em seguida, a banda assinou com a Rough Trade Records, pela qual lançou em 2004 o primeiro álbum, The Runaway Found, coproduzido por Bernard Butler, ex-guitarrista do Suede.
The Runaway Found ganhou elogios da crítica, assim também como o trabalho seguinte, Nux Vomica (2006), que apresentou um som mais sombrio. Ainda pela Rough Trade, a banda lançou Sun Gangs em 2009.
Em 2013, The Veils lançou Time Stays, We Go, pelo selo Pitch Beast Records. Seu sucessor, Total Depravity, saiu em 2016 pela Nettwerk Records. Em 2017, a banda apareceu tocando a faixa "Axolotl" no 15º episódio da série Twin Peaks: The Return, dirigida por David Lynch.
Um novo álbum de estúdio chegou em 2023, intitulado ...And Out of the Void Came Love. Em 2025, The Veils lançou Asphodels, trabalho gravado ao vivo no Roundhead Studios em Aotearoa, Nova Zelândia. O titulo se refere a uma antiga flor grega que se acredita crescer no submundo, onde residiam as almas dos mortos.
- Origem:
- Log in or register to post comments