Pular para o conteúdo principal

O guitarrista Joey Santiago revelou os discos que mais influenciaram o grupo que se apresenta no Lollapalooza, em São Paulo, no dia 06 de abril. Entre referências mais óbvias, ao site canadense Chart Attack, Santiago apontou também influências menos óbvias como Bee Gees e Steve Reich. 

Steve Reich, "Music for 18 Musicians" (1978) 
Os Pixies ainda não compuseram nenhuma música com a atonalidade e as repetições que se encontram neste álbum do músico minimalista Steve Reich. Mas Santiago tinha isso em mente quando fez os riffs do recentemente lançado "EP2". "'Magdalena' chega perto disso. Charles [também conhecido como Black Francis, o vocalista] e eu fizemos algo parecido na introdução de 'Snakes'. Não sei se tivemos sucesso". 

The Beatles, "The Beatles" (1968) 
Cada vez que Santiago ouve o "álbum branco" dos Beatles encontra algo diferente. Mas é na música "Savoy Truffle", composta por George Harrison, que o guitarrista tem sua maior referência. "Ele faz os bend que eu gosto de fazer na guitarra", afirma, referindo-se à técnica de levantar ou abaixar a corda do instrumento para alcançar outra nota. Pode-se ouvir um exemplo disso em "Dead", do clássico Doolittle , de 1989. 

AC/DC, "Highway To Hell" (1979) 
"Eu queria ser o Angus Young", confessa o guitarrista. O AC/DC foi uma das primeiras bandas que Santiago viu ao vivo. E isso fez com que o guitarrista quisesse tocar de forma seca e crua, como o seu ídolo. "A coisa mais difícil para mim é tocar solos de guitarra. Não gosto. Ok, admito que não sei tocar tão rápido. E também não tenho interesse nenhum em fazê-lo". 

Bee Gees, "Best of Bee Gees, Vol. 1"(1969) 
A fase dos anos 1960 dos Bee Gees é seminal para Santiago. E "Every Christian Lion Hearted Man Will Show You" é sua faixa favorita. "Gosto desta coletânea, entre outros álbuns deles. Mas este é o disco que tenho no meu iPhone e ouço com mais frequência. Cresci ouvindo Bee Gees", revela o guitarrista. 

Velvet Underground, "VU" (1985) 
Para Santiago, este é um grande álbum sobre separações e, como ele próprio acabou de passar por uma, acabou por se tornar a sua banda sonora recente. Além disso, o guitarrista tem um motivo forte para gostar da banda de Lou Reed e John Cale: "Acho que é o Evan Dando [Lemonheads], que diz: 'Não confio em pessoas que não gostam de Velvet Underground'".

Faixas Relacionadas