Pular para o conteúdo principal

Shoegaze e dream pop são dois subgêneros do rock alternativo que se confundem e se misturam com frequência. Não é nada fácil distingui-los. Afinal, alguns elementos sonoros são comuns aos dois e os principais artistas desses estilos são geralmente associados á ambos.

Alguns estudiosos de música pop consideram que os elementos que deram características ao dream pop nasceram nas décadas de 1960 e 1970 com trabalhos de bandas como Beach Boys e Velvet Underground, e álbuns produzidos por Phil Spector, como All Things Must Pass de 1970 de George Harrison. Entende-se que o dream pop tenha adquirido uma forma sonora nos início dos anos 1980, principalmente com a banda escocesa Cocteau Twins. Muitos consideram o shoegaze foi uma derivação do dream pop.

Mas, qual a diferença entre eles? De forma resumida e simples, shoegaze apresenta um som mais áspero, no qual os vocais etéreos são enterrados sob camadas de guitarras, criando canções nebulosas. Já no dream pop há mais nitidez nos vocais e nas melodias, com texturas sonoras suaves, que evocam sonhos.

As experimentações de ambos deram um ar de renovação à estética e estruturas sonoras da música pop. Sua influência, com o passar dos anos, contribui para o surgimento de bandas, que mesmo não sendo rotuladas dentro desses estilos, flertam com seus elementos.