Stone Temple Pilots

Stone Temple Pilots

Biografia

A banda americana Stone Temple Pilots foi formada em 1989 em San Diego, seguindo o caminho aberto pelo movimento grunge. A similaridade de sua música com a sonoridade de bandas como Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains fez com que a banda não tivesse a simpatia da crítica. Mas isso não impediu que o grupo vendesse mais de 40 milhões de cópias de seus álbuns de estúdio.

Formado por Scott Weiland (vocais), os irmãos Robert (baixo) e Dean DeLeo (guitarra) e Eric Kretz (bateria), o Stone Temple Pilots lançou 'Core', o seu primeiro álbum, em 1992, com destaque para a faixa "Plush". Em 1993, a banda gravou um acústico para a MTV e, no ano seguinte, lançou o segundo álbum, 'Purple'.

Em 1995, Scott Weiland foi preso por porte de cocaína e heroína. O vocalista foi sentenciado a um programa de reabilitação. Posteriormente, em 1996, o Stone Temple Pilots lançou o terceiro álbum, 'Tiny Music ... Songs From The Vatican Gift Shop'. As recaídas Weiland com o uso de droga fizeram com que a banda cancelasse shows de divulgação e o álbum não obteve o mesmo sucesso dos dois primeiros trabalhos.

Em 1998, Scott Weiland lançou um álbum solo, intitulado '12 Bar Blues'. Já no ano seguinte, o Stone Temple Pilots se reuniu e lançou o disco 'No. 4'. Porém, Scott Weiland foi condenado a um ano de cadeia por violar sua liberdade condicional.

O Stone Temple Pilots reapareceu novamente em 2001, lançando o álbum 'Shangri-La Dee Da'. E, 2003, saiu a compilação 'Thank You', de grandes hits. Após essa coletânea a banda se desfez e Scott Weiland entrou para a banda Velvet Revolver, que tinha na sua formação os ex-integrantes do Guns N' Roses: Slash, Duff McKagan e Matt Sorum.

Em 2008, Scott Weiland saiu do Velvet Revolver e voltou com a sua antiga banda. O Stone Temple Pilots votou à ativa e 2010 lançou o seu sexto álbum de estúdio, intitulado simplesmente ‘Stone Temple Pilots'. Em 2013, Scott Weiland foi definitivamente afastado do grupo. Em seu lugar entrou o vocalista Chester Bennington (Linkin Park). Com Chester nos vocais, a banda lançou em outubro de 2013 o EP 'High Rise'. Chester saiu da banda em 2015.

No dia 3 de dezembro de 2015, Scott Weiland foi encontrado morto em seu ônibus de turnê em Bloomington, Minnesota, quando excursionava com sua nova banda, The Wildabouts.

Em junho de 2017, Chester Bennington se suicidou aos 41 anos de idade. Em novembro do mesmo ano, Stone Temple Pilots anunciou Jeff Gutt como seu novo vocalista. Em 2018, a banda lançou um novo álbum, homônimo.

Álbuns Em Destaque

2010 | Álbum
2001 | Álbum
1999 | Álbum
1994 | Álbum
1992 | Álbum

Artistas Relacionados

Posts Relacionados