Screaming Trees

Screaming Trees

Biografia

O Screaming Trees foi formado em Ellensburg, cidade próxima de Seattle, no estado de Washington, em 1985, pelos amigos Mark Lanegan (vocais), Van Conner (baixo), Gary Lee Conner (baixo) e Mark Pickerel (bateria). Surgida dentro do rock underground americano dos anos 1980, a banda ficou em evidência no começo dos anos 90, quando foi associada ao movimento grunge. A música "Nearly Lost You", do ótimo álbum 'Sweet Oblivion', foi seu principal hit, sendo incluída na trilha sonora do filme "Singles" (Vida de Solteiro), que contava também com canções do Mudhoney, Smashing Pumpkins, Soundgarden e Pearl Jam.

Em 1986, o Screaming Trees lançou o seu primeiro álbum ('Clairvoyance'') pelo selo Velvetone Records. O som da banda se caracterizava como uma mistura da psicodelia dos anos sessenta com o rock agressivo da costa oeste dos Estados Unidos.

Os três discos seguintes ('Even If and Especially When', de 1987, 'Invisible Lantern', de 1988, e 'Buzz Factory', de 1989) foram lançados pela SST Records.

Em 1990, Mark Lanegan lançou o seu primeiro disco solo, 'The Winding Sheet', que tem participações de Jack Endino, Kurt Cobain e Krist Novoselic.

Em 1991, já por uma grande gravadora, no caso a Epic, o Screaming Trees lançou o seu quinto disco, 'Uncle Anesthesia'. Ainda nesse ano o baterista Mark Pickerel deixou a banda, sendo substituído por Barret Martin.

Em 1992, o Screaming Trees lançou o citado 'Sweet Oblivion', que traz as músicas "Butterfly", "Dollar Bill", "Shadow of the Season", "Winter Song" e "Nearly Lost You".

O álbum 'Dust' foi lançado em 1996. Em 2000, os seus integrantes anunciaram o fim da banda. Em 2011, o baterista Barrett Martin lançou pelo seu selo Sunyata Records o álbum 'Last Words: The Final Recordings', reunindo as últimas gravações do Screaming Trees, realizadas entre 1998 e 1999 no estúdio do estúdio do guitarrista do Pearl Jam, Stone Gossard.

Álbuns Em Destaque

1996 | Álbum
1992 | Álbum
1991 | Álbum
1989 | Álbum
1988 | Álbum
1986 | Álbum

Artistas Relacionados

Posts Relacionados