The Jayhawks

The Jayhawks

Biografia

A banda norte-americana The Jayhawks foi formada em 1985 em Minneapolis, Minnesota, pelos vocalistas/guitarristas Mark Olson e Gary Louris, o baixista Marc Perlman e o baterista Norm Rogers, tendo o country rock como principal gênero de referência para a sua música. Em seus primeiros álbuns, a música do grupo de caracterizava, principalmente, pelos duetos entre Mark Olson e Gary Louris.

'The Jayhawks', o primeiro álbum, saiu em 1986 pelo selo Bunkhouse Records. Após esse disco, Norm Rogers saiu da banda, sendo substituído por Thad Spencer. Durante este período, Louris se afastou temporariamente do grupo, após um acidente de carro.

Já com o retorno de Louris, o The Jayhawks lançou em 1989 o disco 'Blue Earth', reunindo faixas gravadas entre 1986 e 1989. Na sequência, o baterista Spencer saiu da banda, deixando a vaga para Ken Callahan, que ficou no grupo até 1993.

No início dos anos 1990, a banda assinou com a American Recordings, pela qual lançou os seus cinco álbuns seguintes: 'Hollywood Town Hall' (1992), 'Tomorrow the Green Grass' (1995), 'Sound of Lies' (1997),  'Smile' (2000) e 'Rainy Day Music' (2003).

'Hollywood Town Hall' foi o seu primeiro álbum de sucesso, entrando nas listas de melhores do ano e gerando alguns hits nas rádios alternativas, como "Settled Down Like Rain", "Waiting for the Sun" e "Take Me with You (When You Go)".

Durante a turnê de 'Hollywood Town Hall', a pianista Karen Grotberg foi adicionada à formação da banda. Antes das gravações do quarto álbum, Ken Callahan saiu da banda e Don Heffington assumiu a bateria nas sessões de gravação.

O elogiado 'Tomorrow the Green Grass' saiu em 1995. Durante a turnê desse álbum, Olson anunciou a sua saída do The Jayhawks.

Com Louris, Perlman, Grotberg e o baterista Tim O'Reagan, a banda lançou em 1997 o disco 'Sound of Lies'. No ano 2000, o a banda lançou 'Smile', álbum que conta com o tecladista Jen Gunderman (que havia entrado no lugar de Grotberg) na formação do grupo. Na sequência saiu o 'Rainy Day Music' (2003).

Após uma longa pausa, o The Jayhawks retornou em 2011 para gravar um novo álbum com a seguinte formação: Mark Olson, Gary Louris, Marc Perlman, Karen Grotberg e Tim O'Reagan. 'Mockingbird Time' saiu em setembro de 2011.

Em 2016, a banda lançou 'Paging Mr. Proust', um álbum coproduzido por Peter Buck (R.E.M.). Intitulado 'Back Roads and Abandoned Motels', o decimo álbum do The Jayhawks saiu em 2018.

Artistas Relacionados

Posts Relacionados